quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

BARBOSA FERRAZ: Pitacos da semana

Por Claudiney Costa - rato
11/12/2019

Boas festas

Começou a temporada de mensagens de Natal e tem pré-candidato, daqueles e daquelas, surgindo das cinzas, como uma verdadeira Fênix.


Alguns deles só existem a cada quatro anos. Viva o re-nascimento, viva a democracia!


Rifa solidária 


Um grupo de amigos, incluindo o popular Nego Liso, se juntou na venda de rifa para ajudar o Zé Trambique, do Primavera. Trabalhou e teve um grande prejuízo. 


Porque a Rifa?

O Zé Trambique, segundo informações, estava trabalhando em uma fazenda entre Barbosa Ferraz e o distrito de Tereza Breda. A caminhonete carregada com madeira da propriedade tombou durante o serviço. Ficou na mão, ficou no prejuízo. Mas quem tem amigos tem tudo! Adivinha de quem era a fazenda? Eu conto o milagre, mas não dou o nome do santo. 


Sem médico no Hospital de Barbosa Ferraz? 

Na verdade estava sem médico no momento. "Só que não!" Um paciente foi ao hospital e postou na internet que o hospital estava sem médico. Era troca de plantão!

Tinha médico! 

A reclamação aconteceu no momento em que os médicos realizavam a troca de plantão. Tá certo, com "c" mesmo.

Faltou comunicação, a internet não perdoa! 


Chuva de requerimentos 

Parece coisa combinada em papel A4. Vários vereadores postaram nas redes sociais pedidos de requerimentos ao prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi. Alguns da base aliada. Poderiam economizar com o papel A4 e dar um pulinho no gabinete e falar direto com o homem. O gabinete do prefeito fica do outro lado da parede.

Requerimentos não são votados, são tratativas individuais. 


Requerimentos 2 

De recape da praça da Igreja Matriz, quebra molas e até encobrir pedra irregular com asfalto se viu nas postagens da semana. Alguns aplaudem, outros [...].

Tá "serto", esse é com "S" mesmo!


Visita no Paraíso


Neste final de semana o popular Nego Liso foi no distrito de Paraíso do Sul, visitou muitos amigos, entre eles o Rubens. Ele é um dos principais agricultores da região e grande liderança da localidade.
 

Visita no Paraíso 2 

O Nego Liso já declarou publicamente seu apoio a pré-candidatura a prefeito do professor Luciano. Ele já está correndo o trecho, visitando amigos e buscando mais alianças para a eleição que se aproxima.

O homem está cada vez mais forte.

Apoio de peso
Nego Liso, Djalminha da Eletro e Cia e o Valdemar Quentiura, com grande popularidade no município de Barbosa Ferraz, os três já decidiram de que lado estarão nas próximas eleições. Valdemar com expressiva votação na última eleição é um dos principais nomes para a próxima disputa e Djalminha já disse que será candidato a vereador ao lado de Luciano.

Todos confirmaram apoio ao professor Luciano.


13º na conta 

A prefeitura pagou os funcionários no dia 10 de dezembro. O dinheiro foi pra conta.

Teve apoiador da administração alfinetando nas redes sociais, dizendo que pagou o valor.

Nem precisa passar essa vergonha, não se alfineta isso, não se vangloria isso, não se colhe vantagem política sobre o pagamento do 13º dos servidores.

Esse dinheiro é deles, é um direito deles. Um internauta escreveu que a prefeitura não fez mais que a obrigação. O internauta está certo!


Ainda sobre os servidores 

Tem servidor bravo com a atual administração municipal. A questão da reposição anual da inflação, que já foi levantada por vereadores da oposição, nesta quarta-feira a coluna conversou em off com um servidor municipal que pediu para não ser identificado.

Ele disse que está há cerca de 10 anos trabalhando no município e este é o primeiro ano que fica sem a reposição da inflação.


Ano que vem não pode 

Pela legislação caso a reposição da inflação deste ano não seja paga até 31 de dezembro, o acumulado não poderá ser pago no próximo ano. O índice inflacionário a ser corrigido é anual e mesmo que o prefeito alegue que pagará o atrasado, não pode, já que o atrasado só poderá ser concedido através de lei de reposição salarial e isso é proibido em ano eleitoral.

Então fiquem sabendo, a reposição da inflação anual em 2020 pode, o atrasado não!


Alfinetou a coluna 

O secretário de recursos humanos da prefeitura, Carlos, corrigiu a publicação sobre os índices do município e explicou que o prefeito e vice não recebem 13º salários. Ele está certo, a notícia foi corrigida a tempo.

O prefeito Miliossi recebe salário mensal de R$17.895,43 e o vice-prefeito Roni Lucindo recebe R$6.037,32. Conforme Carlos, sem 13º.

Bem explicadinho pelo secretário!


Coluna parcial

Um internauta disse que a coluna tinha que ser imparcial. Na verdade eu sou, tento muito. O que alguns leitores precisam entender é que a coluna vai achar e divulgar as coisas que estão confusas, estão gerando polêmica no setor público, isso é jornalismo. O resto é publicidade!

O poder público só existe porque o contribuinte paga impostos, sendo assim eles sempre serão cobrados nos erros. Publicidade eles fazem na página deles, a prefeitura tem um departamento que serve para isso! Aqui não! Se for propaganda ou aviso institucional é só procurar a redação, como qualquer outro meio de comunicação e assinar o contrato de divulgação.

Mamão com açúcar eu não sirvo!


Secretários 

Teve gente surpresa dentro da própria prefeitura. Eles não sabiam e ficaram surpresos com o número de secretários da atual administração. Eu também fiquei! Em postagem recente eu contei, são 10.


Professor 


Luciano esteve na capital ministrando palestra durante simpósio para cerca de 300 pessoas; vereadores, prefeitos e servidores públicos. Ele também foi mediador em mesa de discussão.

Vários vereadores do município também participaram do encontro em Curitiba.


Professor 2 

Luciano encerra suas atividades de ano como professor da rede estadual de educação e já começa sua caminhada pelo município.

Ele que já declarou que será candidato a prefeito em 2020, já está firmando várias alianças e começa a visitar todas as regiões do município, buscando novos apoios.

Teve confusão no ginásio 

A coluna foi a última a saber! Uma confusão envolveu a secretária municipal de educação e uma servidora do município, ligada ao esporte. Segundo as informações que chegaram a página, a turma do deixa disso entrou em cena e evitou o telequete.

O clima ficou quente e pelo jeito ficou o dito pelo não dito.

Não digam que é mentira que tenho um áudio que comprova tudo, se fizer beicinho a coluna divulga o áudio. 

Não tem tu, vai tu mesmo!


O deputado estadual Soldado Adriano José está enviando recursos para o município através de emenda parlamentar. O recurso de 180 mil deverá ser usado em pavimentação com pedra irregular, anunciou o prefeito. A emenda do deputado, segundo informações, são provenientes das sobras da ALEP.


Encontro, bate papo e café 


Este colunista recebeu alguns amigos em casa no último sábado. Boa conversa, um bom café e muita fé!

Na próxima compro mais pão, mais uma garrafa de café e um homem de Deus pra abençoar, ou um benzedor para acalmar a rua de casa. A curiosidade matou o gato ou a gata, mas no sábado ela quase matou o Dito, atropelado.

Vai com calma e olha pra frente!


Sábado tem mais pitacos.