terça-feira, 7 de janeiro de 2020

BARBOSA FERRAZ: Chuva causou rápido alagamento

Bastou alguns minutos de chuva para a região da Praça do Povo, no centro de Barbosa Ferraz, acumular água nas calçadas e nas ruas. Apesar do susto de alguns motoristas, o volume de água desta vez não foi dos maiores e assim que a chuva parou a situação voltou ao normal.


Um dos pontos que acumula bastante água da enxurrada é a região da Rodoviária e uma cena chamou a atenção. Populares que estavam no local, na hora da chuva, conseguiram capturar até alguns peixes, que provavelmente desceram do lago do Parque Verde Vida. A imagem dos peixes foi enviada pelo Valdemar Quentiura.

imagem da enxurrada nesta terça-feira (7)

O problema com acumulo de águas na região sempre existiu e algumas enchentes já causaram muitos transtornos para moradores da região. Todos os prefeitos do município já tiveram que passar pelo mesmo problema. Na gestão do ex-prefeito Gilson Cassol e do ex-prefeito Arquimedes Gasparotto, famílias ficaram desabrigadas e precisaram ser levadas para abrigos, onde contaram com a ajuda de voluntários e do poder público.

Uma das enchentes, na mesma região, que ficou marcada na história através de um registro fotográfico foi a ocorrida no início da década de 80, cerca de 40 anos. A imagem mostra a região do antigo almoxarifado municipal, onde hoje é a pista de teste do DETRAN. Uma casa quase encoberta pela água da chuva e um menino e um cachorro se protegem no telhado. Alguns metros dali fica a Praça do Povo. 

Imagem de enchente na mesma região no final da década de 70, início da década de 80
O problema é antigo, esbarra na topografia da região, e todos os prefeitos que passaram pela administração municipal já enfrentaram o mesmo problema, uns mais outros menos, mas todos sem exceção.

Imagem desta terça-feira (7)