quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Epidemia de Dengue em Barbosa Ferraz se aproxima dos 600 casos confirmados e continua aumentando


Os casos de dengue não param de crescer e agora, os números oficiais já estão em quase 600. Ao todo já foram contabilizadas 1093 notificações, 497 resultados negativos e 590 casos positivos de dengue, confirmados pela secretaria de saúde do município, através de exames laboratoriais.

Em relação a semana anterior, que foi divulgado no dia 5 deste mês (421 casos), agora teve um aumento de 121 casos. um total de quase 200 novos casos registrados em 15 dias.

O registro total são do período epidemiológico, de agosto de 2019 até o momento. Na manhã de ontem ainda havia outros seis casos sendo investigados, aguardando resultado de exames.

Esses números são oficiais e repassados para a secretaria estadual de saúde.

A reportagem da coluna entrou em contato ainda ontem (12) com um funcionário do hospital municipal de Barbosa Ferraz, que pediu para não ser identificado, que revelou a situação extremamente crítica que o município atravessa neste momento. A suspeita é que esses números possam ser muito maiores que os quase 600, podendo chegar próximo dos 1000 casos desde o início do período epidemiológico, já que muitos que foram e estão sendo contaminados não procuram atendimento médico, normalmente por medo do internamento e até de receber o soro, por conta da agulha. 

Barbosa Ferraz entrou na lista dos municípios do estado com epidemia de dengue e já registrou uma morte, neste ano, em decorrência da doença.