terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Família de paciente de Barbosa Ferraz confirma Dengue hemorrágica, mas município aguarda confirmação da regional de saúde

Moradores de Barbosa Ferraz estão internados em hospitais de Campo Mourão.
Imagem ilustrativa

A Coluna está aguardando o novo relatório do setor de Epidemiologia da secretaria municipal de saúde de Barbosa Ferraz para divulgar os novos números da dengue no município. Os casos ainda estão sendo computados e a secretaria continua alertando a população para que fiquem atentos no combate ao mosquito transmissor da doença.


Nos últimos dias foram divulgados boatos de que pelo menos dois pacientes, em estado mais grave da doença, foram removidos para atendimento médico em outra cidade e que estes pacientes estariam acometidos de uma versão mais grave da doença, a hemorrágica.

Em contato com a secretaria de saúde do município, foi informado que o primeiro caso já foi descartado e o paciente segue o tratamento em Campo Mourão, onde está internado, já se recuperando bem.

Já um outro caso, onde o paciente morador de Barbosa Ferraz, está também internado em Campo Mourão e a própria família do paciente que acompanha de perto o tratamento, informou para secretaria municipal de saúde de Barbosa Ferraz que o caso dele é de dengue hemorrágica.

Ainda de acordo com as informações, a regional de saúde do estado, em Campo Mourão, apesar das informações da família do paciente, ficou de averiguar a situação, confirmando ou não sua condição clínica para dengue hemorrágica e avisar a secretaria municipal de saúde de Barbosa Ferraz.

Os nomes dos dois pacientes internados em Campo Mourão não foram divulgados e o município de Barbosa Ferraz acompanha os dois casos.

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos sintomas de dengue clássica. A diferença é que a febre diminui ou cessa após o terceiro ou quarto dia da doença e surgem hemorragias em função do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. Em casos mais graves o paciente pode entrar em óbito.