quarta-feira, 1 de abril de 2020

BARBOSA FERRAZ: Após três anos UBS do Primavera continua abandonada e vândalos começam a danificar prédio



A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Primavera está abandonada desde que foi inaugurado o prédio pelo ex-prefeito Gilson Cassol e entregue a atual administração.


A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Primavera está abandonada desde que foi inaugurado o prédio pelo ex-prefeito Gilson Cassol e entregue a atual administração.


Moradores do bairro enviaram imagens externas e de dentro da UBS, que mostra um prédio novo, abandonado, cheio de sujeira no chão e nas paredes e que está servindo de local para adolescentes se juntarem a noite, até mesmo para usuários de drogas.

Um dos moradores do bairro disse que até um colchão velho foi colocado em uma das salas. Restos de material queimado e até mesmo latas usadas possivelmente por usuário de crack foram encontradas jogadas dentro da UBS, segundo informarão os moradores à coluna.

Em uma das imagens enviadas é possível ver uma placa de identificação da unidade de saúde, que foi retirada do local de origem e deixada encostada na parede da frente.




Três anos e três meses, a atual gestão, com inúmeros problemas de encaminhamentos de pacientes que aguardam meses na fila de espera de encaminhamentos, alguns casos de maior gravidade, somados ao descontrole da dengue que atingiu mais de 10% da população do município, com quase 1400 casos até a última semana e a morte de seis pessoas que estavam em tratamento da doença, agora a crise mundial com o coronavírus fez com que o sistema de saúde municipal ficasse ainda mais engessado e faltando seis meses para as eleições municipais é praticamente impossível que a UBS do bairro Primavera, entregue pela antiga gestão, seja colocada em funcionamento.


Os moradores cobram pelo menos que se adotem medidas de manutenção do prédio, para que não seja mais deteriorado e para que no futuro não fique ainda mais difícil a sua abertura.

O bairro Primavera é hoje um dos mais populosos da cidade de Barbosa Ferraz e os pacientes que precisam de atendimento de saúde precisam se deslocar até a UBS do centro, próximo da delegacia, pouco mais de 2km do bairro e os que precisam ir até o Hospital municipal precisam percorrer quase 6 km, atravessando toda a cidade.