quarta-feira, 13 de maio de 2020

Luiziana confirma 2º caso de Coronavírus e várias pessoas estão isoladas; Uma reunião de emergência deve acontecer


O município de Luiziana está vivendo momentos de pânico e a prefeitura do município está alerta após ser confirmado o 2º caso de covid-19 no município.

Quando foi registrado o 1º caso o município colocou 12 pessoas em monitoramento, correspondente a paciente, e outras 11 pessoas que tiveram contato direto com a paciente contaminada. Todos estão em isolamento. A Secretaria de Saúde de Luiziana confirmou ontem, terça-feira (12), após exames, que uma paciente de 41 anos deu positivo para covid-19. De acordo com informações, entre as pessoas que estão isoladas, duas são colegas de trabalho da mulher contaminada.

A segunda vítima do coronavírus em Luiziana foi confirmado no início da noite desta quarta-feira (13). A paciente, uma idosa de 62 anos de idade, está sendo levada para Santa Casa de Campo Mourão. 

Após a mulher chegar na Unidade de Saúde com sintomas da covid-19, o médico colheu material para realizar o exame, que acabou confirmando a contaminação.

A Secretaria de Saúde alertou que a situação é preocupante e grave, porque o vírus deve estar espalhado dentro do município e as equipes de saúde estão trabalhando para identificar todas as pessoas que tiveram contato com essa paciente.

Uma reunião de urgência está agendada para o início da manhã desta quinta-feira (14) pelo município de Luiziana, inclusive com informações ao Ministério público, para que sejam adotadas o mais rápido possível medidas de contenção para impedir que o vírus se alastre.

Na Unidade de Saúde de Luiziana, onde a paciente foi atendida, foi toda isolada até que a paciente fosse removida. O trabalho da Secretaria de Saúde agora é descobrir e isolar todas as pessoas que tiveram contato com essa segunda paciente contaminada.

A situação no início da noite na cidade de Luiziana é bastante tensa e a secretaria de saúde está orientando para que todos fiquem em casa.

Até o momento a Comcam tem 81 casos confirmados de Covid-19 em oito municípios, sendo: Araruna (19); Campina da Lagoa (1); Campo Mourão (48); Goioerê (5); Iretama (2); Peabiru (2); Luiziana (2) e Terra Boa (2).

Na região da Comcam já são 8 óbitos pela doença, sendo 1 em Araruna; 4 em Campo Mourão, 1 em Campina da Lagoa, 1 em Iretama; e 1 em Terra Boa.