terça-feira, 12 de maio de 2020

Luiziana tem 1ª confirmação de Covid-19 e cidades com casos da doença sobem para 8 na Comcam


O município de Luiziana confirmou na manhã desta terça-feira (12), o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19). Trata-se de uma mulher. Ela não teve a identidade e nem a idade revelada pelo setor de Saúde. A suspeita é que ela tenha se contaminado durante uma consulta em um consultório odontológico de Campo Mourão. Agora aumentam para oito as cidades com confirmações do vírus.

O secretário de Saúde de Luiziana, Edson Liss, informou que logo após a consulta em Campo Mourão a paciente começou apresentar tosse, dor de garganta e coriza, sintomas clássicos de Covid-19. Ela está isolada em casa, sendo acompanhada pelo município. Seus familiares, já fizeram testes rápidos, que deram negativo. Até o momento não apresentam qualquer sintoma do vírus. Os testes deverão ser repetidos nesta quarta-feira (13). 

“A princípio a paciente não tem nenhuma comorbidade. Seu quadro de saúde segue estável”, falou o secretário, ao comentar que diante deste primeiro caso confirmado o município deverá endurecer as medidas de prevenção e combate ao coronavírus. Uma das opções, segundo ele, é o retorno das barreiras sanitárias nas entradas da cidade, o que ainda será definido.

Nossa orientação à população é evite sair de casa e só procure o serviço básico de saúde somente quando precisar. Evite sair da cidade para fazer compras”, ressaltou, ao pedir aos moradores que evitem se deslocar a Campo Mourão, já que a cidade tem 48 casos confirmados da doença. Liss acrescentou que a prefeitura está entregando kits com álcool em gel e máscaras à população de baixa renda para se prevenir do vírus. 

Panorama do vírus na Comcam 

Até o momento a Comcam tem 80 casos confirmados de Covid-19 em oito municípios, sendo: Araruna (19); Campina da Lagoa (1); Campo Mourão (48); Goioerê ( 5); Iretama (2); Peabiru (2 ); Luiziana (1) e Terra Boa (2). Por outro lado, o índice de recuperados é bastante alto. Do total de casos, 66 pacientes já se encontram livres da doença. 

São 18 recuperados em Araruna; 40 em Campo Mourão; 4 em Goioerê, 1 em Iretama; 2 em Peabiru e 1 na cidade de Terra Boa. A triste notícia fica por conta dos 8 óbitos pela doença, sendo 1 em Araruna; 4 em Campo Mourão, 1 em Campina da Lagoa; 1 em Iretama; e 1 em Terra Boa. 

*As informações são da Tribuna do Interior