segunda-feira, 8 de junho de 2020

Coronavírus positivo na região: Encontro entre amigos termina com fechamento de comércio após um deles positivar para Covid-19


Uma decisão conjunta entre a prefeitura, Câmara de Vereadores, e Ministério Público (MP), voltou a fechar o comércio de Iretama a partir deste sábado (6) após um encontro entre amigos, depois de um deles, o dono da casa, testar positivo para coronavírus (Covid-19). Três mercados da cidade, onde trabalham jovens que frequentaram a confraternização, já foram fechados hoje à tarde. O município tem 5 casos confirmados do virus até o momento. Um deles terminou na morte de um homem de 51 anos.


De acordo com o prefeito de Iretama, Wilson Carlos de Assis (PP), como o paciente teve contato com inúmeras pessoas que trabalham no comércio e participaram da confraternização, não houve outra alternativa que não fosse o fechamento das lojas. “Infelizmente nossos comerciantes vão pagar por uma irresponsabilidade sem tamanho como esta”, lamentou o gestor.

Até o momento, a Saúde não conseguiu confirmar um número preciso da quantidade de pessoas que tiveram contato com o infectado. O encontro, que aconteceu no último sábado (30), chegou ao conhecimento da Vigilância Sanitária da Saúde após denúncias anônimas. Inclusive os profissionais foram desacatados no momento da abordagem. De acordo com informações, o homem é morador de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, e estava em Iretama visitando os pais.

“Recebemos denúncia de alguns vizinhos que sabiam que ele trabalha em uma empresa que tem 48 funcionários infectados. Nos relataram também sobre a movimentação de pessoas no local”, disse o secretário da Saúde, de Iretama, Germano Borino Carvalho. Ele informou que ao saber da situação, uma equipe da Vigilância Sanitária esteve no endereço. Os profissionais foram desacatados e praticamente expulsos do local. Na segunda abordagem, o próprio secretário de Saúde retornou ao local acompanhado da Polícia Militar.

Como o homem apresentava sinais de sintomas de Covid-19, foi recolhida amostra dele e encaminhada ao Laboratório Central do Estado (Lacen), que confirmou o caso. O paciente está em isolamento domiciliar e passa bem. Carvalho comentou que após saberem do resultado, cinco pessoas que estiveram na casa, mas negaram antes qualquer contato com o rapaz, procuraram a Saúde para recolher amostras para exames. “Além destas cinco pessoas foi recolhida amostra do pai dele também que apresenta sintomas”, falou.

De acordo com informações, estas pessoas que se apresentaram trabalham em três supermercados da cidade. Estes estabelecimentos já foram fechados na tarde desta sexta-feira (5). A partir de amanhã todo comércio não essencial ficará fechado até a quarta-feira da próxima semana. “Vamos seguir com esta medida até quarta-feira. Na terça-feira vamos fazer um diagnostico da situação, quando devem sair os resultados. Os funcionários dos mercados que testarem negativo, estes estabelecimentos voltam a funcionar, já se testar positivo, todos os demais colaboradores da empresa terão que fazer o exame para ver se estão com o vírus e continuam fechados”, explicou.

O secretário pede a colaboração da população tanto no sentido de seguir as medidas preventivas ao vírus quanto com denúncias em caso de descumprimento das regras. “Usem máscara de proteção, façam higienização das mãos com álcool em gel e só saiam de casa em caso de necessidade”, pediu. A família do homem e todos que tiveram contato com ele e foram identificados estão em quarentena.

*Com informações da Tribuna do Interior