terça-feira, 14 de julho de 2020

Prefeitura de Engenheiro Beltrão inicia hoje castração de quase 400 animais (cães e gatos)



Engenheiro Beltrão realiza nesta terça-feira (14) o trabalho de castração de animais (cães e gatos) e o anúncio foi feito ontem pelo prefeito Rogério Rigueti. A unidade móvel, junto com os profissionais, que irá realizar o trabalho já está na cidade.

Ainda de acordo com Rigueti, os interessados iniciaram ontem o cadastramento dos animais que serão atendidos pela unidade veterinária. 

Nessa etapa serão castrados 379 animais, entre cães e gatos, e o atendimento acontece na ASPUMEB, a partir das 8h de hoje, terça-feira (14).

Conheça 8 bons motivos para castrar seu cão ou gato:

· Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.

· Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.

· As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento.

· Já em machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.

· As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão.

· Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.

· Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes.

· Uma vez que seu cão está castrado, consulte seu veterinário sobre a quantidade de comida que você deve oferecer. Em geral, os animais castrados consomem menos calorias. Ressaltamos ainda que a castração em si não faz os animais engordarem. O que acontece em alguns casos é a redução de atividade física (o animal fica mais calmo), o que o leva a ganhar peso. Basta ficar de olho e não deixar de exercitá-lo.