domingo, 2 de agosto de 2020

BARBOSA FERRAZ: Horta comunitária na Vila do Roque vai atender moradores da região; apoio do professor Luciano e Dejalma corretor


O projeto “Hortaliças Sagradas”, é encabeçada pelo pastor Marcio Vidal, idealizada por Paulo de Jesus e seu irmão, moradores da Vila do Roque, com apoio do agricultor Dejalma Corretor, professor Luciano e alguns outros voluntários que moram na mesma região. 

O projeto tem por objetivo a produção de hortaliças para melhorar a alimentação dos moradores a um custo baixo e que seja acessível a todos. O projeto de horta comunitária visa ainda a adesão de voluntários, que possam atuar na melhoria da produção e também apoiadores que possam fazer o sistema se desenvolver mais.

Ao valor de apenas 1 real qualquer um pode levar hortaliças para casa, ajudar a manter o projeto e alimentar mais pessoas.

No local está sendo montada uma cisterna para armazenar água que será usada como forma de irrigação e toda produção é de forma orgânica, evitando a utilização de fertilizantes.

O pastor Marcio, há cerca de três meses, escolheu o terreno na Vila do Roque, na Rua Padre Anchieta, e com o conceito de horta comunitária, do morador Paulo de Jesus e seu irmão, se deu início ao projeto.

O agricultor Dejalma Corretor, amigo do pastor Marcio, foi o primeiro a ser procurado e abraçar a ideia, iniciando a preparação do local levando adubo orgânico para preparação dos canteiros onde seriam plantadas as primeiras hortaliças. Dejalma Corretor, na mesma época, procurou o professor Luciano para levar a ele o objetivo do projeto, para que conseguisse o apoio necessário, para que no futuro fazer com que a ideia não ficasse apenas no primeiro passo. Na manhã deste domingo (2), todos se encontraram na horta e deram ali o pontapé inicial para um projeto de horta comunitária que pode e tem tudo para se tornar referência e ajudar na alimentação de centenas de pessoas a um custo baixo, que será usado para melhorar cada vez mais a produção de hortaliças de ótima qualidade orgânica.

O professor Luciano também falou com a coluna e disse que a iniciativa é brilhante e que tanto o Dejalma quanto ele, como apoiadores do projeto, estão e continuarão a disposição do Paulo e seu irmão e do pastor Marcio Vidal, para melhorar a cada dia o que já vem acontecendo na Vila do Roque. Luciano disse ainda que em um futuro próximo o projeto poderá ser expandido para outros bairros no município, o que deverá atender a todos os moradores.

Um placa padronizada, na entrada da horta comunitária, deverá ser preparada nos próximos dias para facilitar a todos a localização.