terça-feira, 25 de agosto de 2020

BARBOSA FERRAZ: Pacientes da Vila do Roque, com coronavírus, questionam identificação de Bourbônia nos exames

 

Uma moradora da Vila do Roque, que está em isolamento domiciliar, junto com a filha, após terem sido infectadas pelo Coronavírus, enviou imagens e conversou com a nossa reportagem para expor uma situação que levantou questionamentos por ela. A paciente pediu para não ter o nome revelado.



A mulher disse que sentiu alguns sintomas e procurou atendimento médico pela secretaria municipal ,de saúde de Barbosa Ferraz no local definido para atender pacientes suspeitos, e foi realizada a coleta de material dela para exames de covid-19. A filha também passou pelo mesmo procedimento e agora as duas tiveram a confirmação dos exames positivo para a Covid-19.

As imagens mostram que as duas pacientes, moradoras da Vila do Roque, estão com requisição de coleta de material e pedido de exames pelo Posto de Saúde do distrito, distante quase 40 km da cidade de Barbosa Ferraz, sentido Luiziana/Campo Mourão. A mulher disse que ela e sua filha nunca foram atendidas no distrito de Bourbônia, já que mora na Vila do Roque e seu cadastro é da cidade. 

Elas acharam estranho o município, mesmo sabendo e tendo informações no cadastro delas, que o endereço de ambas é da cidade, na Vila do Roque, a solicitação dos dos exames de Covid-19 dar a entender que elas procuraram atendimento na UBS do distrito.. Ela enviou as imagens para a reportagem.

As informações de um dos servidores da saúde responsável pelo setor, é de que o distrito de Bourbônia acumula grande parte dos casos de coronavírus confirmados no município, desde o início da pandemia. 

Outros moradores de Barbosas Ferraz, que também tiveram requisição de exames por Bourbônia, relataram a mesma situação. Uma delas disse a nossa reportagem que ao serem questionados sobre isso, foi dito que pelo fato da servidora que estava fazendo a coleta na cidade, ser de Bourbônia, a requisição de exames estava saindo pelo Posto de Saúde de Bourbônia e não pela cidade, o que não se justificaria.

No boletim divulgado ontem (25), o município somava 133 casos positivos de coronavírus desde o início da pandemia, sendo que destes, 108 já estão recuperados e 22 em isolamento domiciliar e apenas um caso suspeito aguarda resultado de exames.