sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Por Lucas Paiva - "Barão de Mauá, um dos nossos heróis"


"O melhor programa econômico do governo é não atrapalhar aqueles que produzem, investem, poupam, empregam, trabalham e consomem"

Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, antes de ser barão, ainda longe do Rio de Janeiro palco de suas grandes conquistas, com apenas 5 anos de idade teve seu pai assassinado, no Rio Grande do Sul. Já na cidade maravilhosa, que na época pouco brilhava, aos nove anos começou a trabalhar, foi atendente, comerciante, entretanto suas grandes conquistas não foram como empregado e sim gerindo seus próprios negócios, negociava como ninguém, empreendia muito antes da ideia de empreendedorismo. Fundou a 1º indústria do Brasil, teve mais de 300 funcionários, totalmente contra a escravidão, em um Brasil ainda escravocrata, possuía engenhos e navios a vapor no período que império navegava a vela, levou agua canalizada para população carioca (quase levando um calote do governo), era contra a "Maldita Guerra do Paraguai", como ele assim a denominava, porem obrigado pelo governo a fabricar canhões e navios para a própria, tornou a cidade do Rio de Janeiro maravilhosa com iluminação a gás, fundou o primeiro banco do Brasil e a caixa econômica junto com Dom Pedro ll.

Além do exposto acima, e incrivelmente muito mais, agora Barão de Mauá, abriu a primeira estrada de ferro, ligando o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Porem cometeu seu maior erro, exaltou o trabalho e o esforço na presença de quem enxergava o trabalho como algo depreciativo, uma ofensa. No início das obras de sua ferrovia, deu uma pá ao então Imperador Dom Pedro II, assim principiando as obras, afrontou o império. O governo destruiu o Barão, atrapalhou seus negócios, construiu a sua própria ferrovia paralela a de Mauá.

O Barão de Mauá, nosso maior empreendedor nacional, quitou todas suas dívidas e faleceu pobre como começou. O Brasileiro Barão de Mauá e tão grandioso quanto o americano Ford, apenas um pouco esquecido por um povo que não conhece e reconhece seus heróis.


Lucas Paiva
Diretor de Marketing do Grupo Rio
Barbosa Ferraz - Paraná
07/08/2020