terça-feira, 8 de setembro de 2020

ENG.BELTRÃO: Medicamento de Vinícius deve ficar quase 2 milhões mais barato após ações de Valdir Americano e deputado Anibelli Neto


O deputado estadual Anibelli Neto (MDB), protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), uma indicação ao governo do Estado para que crie a isenção do ICMS sobre o medicamento Zolgensma, que precisa ser aplicado no garoto Vinícius, de apenas 7 meses. Vinicius é de Engenheiro Beltrão, tem uma doença rara, a Atrofia Muscular Espinhal (AME), do tipo 1. O medicamento hoje custa cerca de 11 milhões de reais, considerado o mais caro do mundo e a criança precisa tomar o medicamento em dose única até completar dois anos de idade.


O vereador Valdir Americano, que é o presidente da câmara de Engenheiro Beltrão, tem ajudado a família em ações para arrecadar fundos para a compra do medicamento e a família corre contra o tempo. Por ser um dos principais representantes do deputado Anibelli Neto no município, o vereador Americano encaminhou o pedido ao deputado, que prontamente atendeu e encaminhou o requerimento para votação na Assembleia, sendo já aprovado e encaminhado para o governador e para a Secretaria da Fazenda, onde, caso o governo acate o requerimento, deverá ser adotada as medidas legais para criar a isenção do imposto, o que deverá abater mais de 2 milhões no valor do medicamento.

No requerimento encaminhado pelo deputado Anibelli Neto ele justifica a medida e ainda alerta sobre a necessidade da medida também para outros casos da doença no Paraná.

“O presente requerimento tem por objetivo solicitar a tomada de providências, por parte do Governador do Estado e do Secretário de Estado da Fazenda, para que adotem as medidas necessárias para concessão de isenção da incidência do ICMS sobre o medicamento Zolgensma, utilizado no combate à Atrofia Muscular Espinhal (AME) do tipo 1 em crianças de até dois anos de idade. O que se propõe aqui é que o Estado do Paraná viabilize sua adesão ao convênio, concedendo isenção do ICMS sobre este importante medicamente e possibilitando à população paranaense o acesso à saúde”, justificou o deputado no ofício encaminhado ao governador Ratinho Junior.

O imposto de importação já havia sido retirado pelo governo federal, mas restava ainda o ICMS, o que deve acontecer agora.

A AME é uma doença genética rara leva à perda de neurônios motores, que controlam as atividades musculares essenciais como andar, falar, engolir e até respirar.

Campanhas para ajudar o Vinícius: Interessados podem doar valores através de vaquinha online. (AQUI)

Quem desejar pode fazer doações em dinheiro na conta: Banco do Brasil (001) - Agência 0789-7 / Conta Poupança / 22802-8 / CPF 153989019-82 9.

Contato com a família: (44) 99882-7324 Rayane ou (44) 99998-3846 Andreia.