segunda-feira, 23 de novembro de 2020

BARBOSA FERRAZ: “Operação Abigeato”, das Policias Civil e Militar, desmantela quadrilha de ladrões de gado


 A operação, denominada “Operação Abigeato”, foi realizada em conjunto entre as policias Civil e Militar de Barbosa Ferraz e equipe da Patrulha Rural do 11º Batalhão da PM de Campo Mourão. 



De acordo com as informações do Delegado titular da comarca de Barbosa Ferraz, que conduziu as investigações, Dr. Carlos Gabriel Stecca, foram dados cumprimentos a nove mandados judiciais, sendo sete de busca e apreensão, um de busca e apreensão de um veículo e um de prisão preventiva.

Os mandados judicias foram expedidos pela justiça da comarca de Barbosa Ferraz após as investigações apontarem para o envolvimento dos alvos em furto de dez cabeças de gado em uma propriedade rural no bairro dos Borges, município de Corumbataí do Sul. O crime aconteceu no dia 18 de maio deste ano e resultou em um prejuízo de cerca de R$25 mil reais.

Ainda de acordo com Stecca, a partir das investigações da delegacia de Barbosa Ferraz, com apoio da Patrulha Rural e do 11º Batalhão da PM de Campo Mourão, conseguiu-se identificar e localizar alguns suspeitos, sendo que um dos suspeitos utilizou um caminhão de sua propriedade para fazer o transporte dos animais furtados e acabou sendo flagrado por câmeras de monitoramento no trajeto entre o local do furto e o trevo de Luiziana. 


Finalizadas as investigações, o delegado solicitou os mandados judiciais. O caminhão foi apreendido e está recolhido na Delegacia de Polícia Civil de Barbosa Ferraz. O veículo deverá ser leiloado pela justiça para que seja ressarcido o prejuízo do proprietário do gado furtado pela quadrilha.

Dos nove mandados judiciais, quatro foram cumpridos em Iretama, dois em Barbosa Ferraz e um em Corumbataí do Sul. Durante a operação um homem acabou preso em flagrante em Iretama, por posse ilegal de arma de fogo.

Cerca de 30 policiais civis e militares participaram da “Operação Abigeato, entre eles, policiais civis de Barbosa Ferraz, Cianorte e também Militares de Barbosa Ferraz, com apoio da Patrulha Rural de Campo Mourão.

O nome “Abigeato” é uma referência a uma espécie de crime de furto que envolve a subtração de animais, principalmente domesticados, como animais de carga e animais para abate, no campo e fazendas.