segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Hospital de Arapongas atinge 100% de UTI para Covid-19


Com 30 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para o tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19, o Honpar (Hospital Norte Paranaense), em Arapongas, atingiu a capacidade máxima deste setor na manhã deste sábado (19). Conforme um boletim enviado pela assessoria do hospital, a metade dos 40 leitos de enfermaria destinados ao tratamento da Covid-19 também está ocupada.


Conforme o boletim emitido pela própria Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas na tarde desta sexta-feira, taxa de ocupação dos 30 leitos de UTI exclusivos para a Covid-19 era de 66,6%.

A lotação na unidade, que pertence a um município que compõe a 16º Regional de Saúde, ocorreu ao final da semana em que Londrina atingiu média móvel semanal de 200 novos casos por dia, a maior desde o início da pandemia. O índice é calculado pela soma do número de novos casos por dia no intervalo de uma semana. Além disso, novos surtos da doença foram identificados, como entre os próprios funcionários da 17ª Regional de Saúde. Ao todo, 11 surtos estão sendo monitorados.

No caso do Honpar, dos 30 pacientes internados com quadro respiratório grave, apenas sete são de Arapongas, informou o hospital. A ampla maioria, ou seja, mais de 75%, pertence a municípios que compõem a 17ª Regional de Saúde, cuja sede é Londrina.

Nesta sexta-feita, Londrina registrou quatro novos óbitos em decorrência da infecção causada pela Covid-19 e 328 novos casos. Os dados mais recentes fizeram com que o total registrado no município chegasse a 402 mortes e 18.590 casos.

Já Arapongas soma 6.176 casos e, depois de permanecer sem registrar novos óbitos entre os dias três e dez de dezembro, o município contabilizou outros nove óbitos nos seis dias seguintes. Já nesta sexta-feira, o municípios chegou a 6.267 casos, com 5.415 pessoas curadas, 724 com o vírus ativo, ou seja, em fase de transmissão, 128 óbitos ao todo.

A reportagem não conseguiu ouvir a Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas até a publicação da matéria. (Bonde)