quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

BARBOSA FERRAZ - Covid: Funcionários de clínicas odontológicas já foram vacinados; secretário explicou

A reportagem da coluna conversou com o secretário de saúde Leandro Mello, que explicou que o critério foi adotado seguindo o protocolo de vacinação do estado. A escolha das clinicas privadas de odontologia e seus funcionários se deu pela proximidade maior com pacientes, segundo Mello.

Vários servidores de farmácias da cidade, e até pessoas ligadas ao serviço funerário conversaram com a reportagem da coluna e estão questionando a prioridade na vacina contra a covid-19. 

O secretário de saúde explicou que todas as pessoas que possuem maior risco de contaminação, como são os funcionários de clínicas odontológicas, deverão ser vacinadas nos próximos dias, provavelmente na primeira quinzena de fevereiro.

No protocolo, além das pessoas ligadas a clinicas odontológicas privadas, ambulatoriais, e farmácias, os funcionários de funerária, devido ao alto risco, devem também ser vacinados de forma prioritária. Só em Barbosa Ferraz já foram oito sepultamentos de pacientes que faleceram de covid-19. A coluna entrou em contato com a funerária da cidade, que informou que um funcionário já foi contaminado pelo Coronavírus durante o trabalho e precisou manter isolamento, para não transmitir para os outros. Até o momento eles não foram procurados para ter informações sobre a vacina.

Sobre essa situação o secretário disse mais uma vez que o primeiro protocolo estadual está sendo seguido. Leandro Mello pediu ainda paciência a todos, afirmando que nos próximos dias todas essas pessoas serão vacinadas, seguindo a avalição de risco para cada grupo de profissionais.

(Imagens abaixo, primeira imagem mostra o protocolo anterior, que estava sendo seguido antes do protocolo atual, segunda imagem)