terça-feira, 19 de janeiro de 2021

ENG.BELTRÃO: Valdir Americano quer base do SAMU no município e vai encaminhar indicação

O vereador Valdir Hermes da Silva (MDB), o Americano, deve encaminhar nos próximos dias uma indicação ao prefeito municipal, Adalmir Garbim Júnior (PSL), para que ele tente viabilizar uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para o município de Engenheiro Beltrão. 

O Americano disse à reportagem, que nesta segunda-feira (18) já entrou em contato com parceiros de outros municípios onde já existe a base do SAMU. As conversas se deram para entender melhor a forma de conseguir trazer o atendimento para o município.

O vereador comentou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência não é só para atendimento de acidentes, mas também tem como objetivo chegar antes em qualquer cidadão, em qualquer lugar do município, que tenha sido vítima de alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte.

“Nossos profissionais da saúde são preparados, mas o SAMU proporciona um atendimento prioritário e com isso pode desafogar o serviço municipal em situações de maior gravidade, realizando os primeiros socorros”, disse o vereador Valdir Americano.
A base do SAMU mais próxima é de Terra Boa, que fica cerca de 22 km de Engenheiro Beltrão.
“A base mais próxima é de Terra Boa e não tem porque um município com a capacidade de Engenheiro Beltrão e a população que temos não ter uma base na cidade. Espero que o prefeito se sensibilize e nos ajude nessa empreitada”, ponderou o vereador, que lembrou ainda que o município de Engenheiro Beltrão fica em uma importante e movimentada região.