![]() |
Foto: Amanda Perobelli/Reuters |
Vários governadores que não se alinham as medidas de Jair Bolsonaro já afirmaram que irão comprar vacinas por conta própria para suas populações. A decisão desses governadores se dá após uma série de ações fracassadas do governo federal em relação ao combate ao coronavírus e também a apatia do governo de Jair Bolsonaro.
Alguns Estados e até municípios estão realizando suas tratativas com laboratórios para tentar comprar mais doses. O Paraná não está nessa lista. O governo Ratinho Jr é alinhado à Bolsonaro.
Quinze governadores enviaram uma carta a Jair Bolsonaro, pedindo que o presidente acione a diplomacia para dialogar com a China e Índia, países produtores de vacina contra a Covid-19, para garantir a entrega do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) usado na produção das vacinas no Brasil. O governador do Paraná, Ratinho Jr, não assinou a carta.
No documento, os gestores solicitam que o presidente negocie com os países produtores do imunizante a entrega do ingrediente necessário para que institutos brasileiros possam produzir doses.