sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Reunião da Acamdoze tratou com Secretário-Executivo do CODESUL, Wilson Quinteiro, o fortalecimento da região


A Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze) realizou na manhã de hoje, sexta-feira (8), a primeira reunião de discussão de pauta da entidade para 2021. Durante a reunião, que aconteceu também de forma virtual através do aplicativo Zoom, além do presidente Luiz Tavares Rosa, demais vereadores filiados, participou também o Secretário-Executivo do CODESUL, Wilson Quinteiro.


O presidente da Acamdoze, Vereador Luiz Tavares Rosa, de Engenheiro Beltrão, já deixou claro como um dos principais focos de sua atuação, o fortalecimento da associação. Para isso Solicitou a Wilson Quinteiro, a possibilidade de organizar uma agenda de reunião com participação do Governo do Estado, Codesul e Acamdoze. O objetivo é iniciar uma discussão e criação de um Fórum de Desenvolvimento da Região, enfatizando a necessidade de ações que diminua o desemprego e possa gerar postos de trabalho no corredor de ligação Campo Mourão – Maringá.


Wilson Quinteiro, Secretário-Executivo do CODESUL
fez um relato dos objetivos do CODESUL e também sua função como articulação com órgãos para o desenvolvimento de diversas áreas e captação de recursos. Quinteiro lembrou da integração do CODESUL nas políticas públicas dos 4 Estados do Sul do Brasil (PR, RS, SC e MS), o que resulta na geração de empregos e renda.

Segundo informou Quinteiro, o CODESUL possui em torno de 35 milhões de habitantes, e tem o BRDE como “braço financeiro” para desenvolvimento de ações de incentivo à economia e investimentos para a infraestrutura dos municípios. Na área de relações internacionais Quinteiro destacou que o CODESUL trata de questões internacionais ligadas ao agronegócio, universidades, comércio e investimentos (estão sendo feitos acordos com Câmaras de Comércio de diversos países). O Secretário-Executivo do CODESUL disse ainda disse ainda que existe um Memorando de Entendimentos do CODESUL com a ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), além de acordo com a ALEP - Assembleia Legislativa do Paraná, possibilitando a realização de cursos à distância para o desenvolvimento regional. Instrumento que traz as Comissões da ALEP para articulação do crescimento dos municípios.


Durante a reunião a Vereadora Nayane Salvadori, mencionou a importância de aproximar os municípios ao Governo Federal e o grande interesse na realização dos cursos de capacitação (possibilidade através do convênio com a ALEP).

Respondendo à questão, o Secretário Quinteiro comentou sobre cursos já oferecidos pelo Governo e que pode ser estudado uma parceira, lembrando que a Escola de Governo ligada à Secretaria de Administração do Estado poderá articular para direcionar os cursos para região de Campo Mourão, como exemplo dos cursos do Tribunal de Contas do Estado. 


O Vereador Wilson Vanderlei Esposto, Presidente da Câmara de Terra Boa, solicitou auxílio do CODESUL para articular o desenvolvimento de projetos de piscicultura na região. O Secretário Quinteiro sugeriu então uma reunião com entidades do setor para padronizar uma legislação específica, para utilização de maquinários no desenvolvimento da piscicultura e novas tecnologias.




Euton Linhares, vereador de Engenheiro Beltrão
, solicitou ao CODESUL a articulação para o desenvolvimento do turismo ecológico na região, dando o exemplo da Rota do Peabiru. O vereador Elton Linhares sugeriu ainda reunião de organização com a Secretaria de Turismo do Estado. Com relação à Cultura, o vereador sugeriu também a organização de cursos de música, de artes para fomentar a cultura na região. O Secretário Quinteiro falou do trabalho de extensão existente nas faculdades de artes e músicas, que poderia ser feito nos municípios do Estado, inclusive na região.


O Vereador Bina Teixeira, de Campo Mourão, durante seu pronunciamento, solicitou auxílio do CODESUL na articulação na área de Esporte. O vereador lembrou da dificuldade em tirar o esporte do amadorismo, pela falta de recursos. Teixeira lembrou que existe uma Lei Federal, que incentiva o esporte, mas que Campo Mourão tem dificuldade para captar recursos, pois o esporte ainda não é o forte do município. O vereador comentou que o trabalho desenvolvido vai desde o projeto social, de desenvolvimento infantil e escolar, até o esporte. Teixeira quer propostas de parceria, incentivos, com empresas de grande porte que tenham interesse em investir no esporte e apoio regional.

O Secretário Wilson Quinteiro sugeriu a criação de programa - via convênio CODESUL/ALEP e o Governo do Estado, de captação de recursos para desenvolvimento do esporte na região. Afirmando que existe a possibilidade de organização de reunião com grandes empresas, em parceria com o setor da contabilidade, para verificar formas de direcionar o imposto para a entidade do esporte.


O vereador Renê Duarte, Presidente da Câmara de Araruna, mencionou a dificuldade na área de mão de obra qualificada, especialmente na metalúrgica e corte e costura e solicitou ao Secretário, apoio do CODESUL na articulação para captação de cursos profissionalizantes para a região.


Valmir Duminelli, vereador Presidente da Câmara de Boa Esperança
, reforçou a necessidade de parcerias para o desenvolvimento da piscicultura na região.


Já o vereador Olímpio de Oliveira Caetano, Primeiro Secretário da Acamdoze, mencionou a necessidade de captação de recursos para a infraestrutura do Parque Industrial de Araruna e reforçou medidas para a geração de emprego na região.

A reunião aconteceu na sede da entidade e por videoconferência, pelo aplicativo Zoom.